Case de Coaching: Um Cliente Potencialmente Difícil

Essa semana recebi um e-mail de um seguidor. É algo que parece bem duro, mas é mais comum do que se imagina… é necessário se trabalhar crenças e estou certo que um bom coach ou terapeuta cognitivo comportamental consegue trabalhar bem essa pessoa. Caso o coache tenha também ferramentas de PNL (Programação Neurolinguística) ele poderá acelerar os resultados desse cliente….

Eu ocultei o nome e formação para que a identidade não seja revelada… e minhas dicas estão no vídeo que segue logo abaixo do texto…

Como não sou o dono da verdade, peço que colabore com sua opinião na área de comentários….

“Oi Bruno Tudo bem?

Se puder responder esse e-mail agradeço muito, e espero quer você consiga me ajudar.

Pois defini de fato o que quero para minha vida, porém estou com algumas dificuldades.

Deixe me falar um pouco sobre mim e como te conheci.

Me chamo COACHEE, fiz formação  em XYX, e percebo que minhas emoções, produtividade, relacionamentos, as escolhas que fiz ou não consegui realizar pra frente ou me faltou preparo.

Sei que você foi afiliado do Fórmula de lançamento, se eu não estou enganado você palestrou no congresso de afiliados, do Victor Damasio.

Eu quero ser um coach de vida, porque não quero que pessoas passem o que estou passando.

Eu acredito que existe um grande potencial único dentro de cada pessoa e isso pode até ajudar ela nos seus negócios, sua história, etc.

Eu acredito que as pessoas são frutos de suas escolhas, mas a família e o círculo social as vezes limitam o potencial dos seres humanos. Basicamente, imagine se o Neymar morasse em um país que desse valor para o futebol? Será que ele seria um jogador que ele é hoje?

Estar no lugar certo, na hora certa e com a oportunidade certa não é fácil, a internet possibilitou muita coisa boa, entretanto, até pra voce encontrar algo na internet, existe segmentação e por se tratar as vezes de um caminhada longa, é raro encontrar pessoas que estão dispostas a ajudar e que até mesmo conseguem fazer isso!

Tem pelo menos um a dois anos que venho comprando treinamentos, para tentar montar algum negócio online, é muito excesso de informação, comprei mais de 10 cursos. Sou prova viva de que os gatilhos mentais realmente funcionam.

Percebo que preciso aprender sobre liderança, coaching, produtividade, organização, pois eu não consigo sair do lugar. Penso que não sou capaz, ou as vezes me vem várias coisas na cabeça, paro em coisas simples como dominio, hospedagem, etc.

Estou aqui pensando em trabalhar como afiliado, vendendo produtos de produtividade, coaching.

Eu preciso ver as pessoas sendo transformadas.

O problema é que eu não consigo definir um micronicho nessa área de coaching de vida, a idéia é eu poder fazer as coisas para poder fazer  formação. Basicamente, trabalhar com a idéia de persona transformada ao longo do tempo.

Preciso levantar capital para pagar as dívidas, fazer a formação em coaching, essas coisas.

O sentimento de frustação, de que não somos capazes, baseado em alguma coisa que implantaram em nós, nossos pais, ou alguém que diz que não somos capazes é muito ruim.

Eu basicamente sofri um acidente e isso fez com que meu rendimento em sala de aula caisse.

Sempre ouvi coisas negativas sobre eu mesmo, minha faculdade foi na área de exatas, nao tenho amigos praticamente.

Sinto e gostaria de ser uma pessoa diferente, parece ser muito difícil.

Eu não quero lhe incomodar, mas penso que não estou conseguindo sozinho.

As vezes pode até ser que temos o remédio , mas não sabemos tomar, ou onde encontrar.

Não é fácil estar escrevendo esse e-mail eu precisava de um acompanhamento, alguém que pudesse confiar. Sempre tive professore e na maioria das vezes aprendi perguntando!

Penso que um coaching é como uma espécie de treinador e sinto que em tudo na vida preciso treinar: finanças, saúde, relacionamentos, parece que em todas as áreas da minha vida não vão nada bem.

Quanto mais fico focado em estudar pra ver se encontro o micronicho e mais distante dele eu fico.

Meu faro para negócios não é dos melhores, me formei e fui direto dar aulas sendo que as vezes me pergunto como consegui formar?

As vezes penso que sou um diamante, mas minha vez de ser lapidado ainda não chegou. Penso as vezes que nunca vai chegar.

Sentimentos como não ter vontade de aparecer na internet, ou ser famoso, me geram dúvidas se as vezes eu quero ou não montar algo na internet.

Realmente se lhe incomodei, me desculpe!”


Eu fui bruto porem, muito sincero… Vocês me conhecem.

Veja minhas respostas nesse curto vídeo…

[video_player type=”embed” width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”10″ margin_bottom=”20″]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iODUzIiBoZWlnaHQ9IjQ4MCIgc3JjPSIvL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9oWmhfejdKZ1VKWT9yZWw9MCIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj48L2lmcmFtZT4=[/video_player]

3 Comentários

  1. Michelle Bizarria

    Grata pelas dicas Bruno.
    Vou ajustar imediatamente.

    Abraços Coaching,
    Coach Michelle Bizarria.

    Responder
  2. Coach Michelle Bizarria

    Oi Bruno, boa tarde. Esse case é muito comum nos atendimentos!!!! Lembrei de várias situações… Vamos lá:

    A primeira coisa que um Coach precisa aprender é pedir ajuda. Sozinho fica complicado em muitos momentos. O que percebi neste caso, foi a necessidade de trabalhar URGENTEMENTE: crenças limitantes, presente em toda a carta. Abaixo, escrevi um e-mail resposta, a melhor forma que encontrei para interagir e ajudar. Grata Bruno, pela oportunidade em contribuir!!!Que seja útil, 😉 .

    Meu caro, li sua carta e entendi como um pedido de ajuda. Sou Coach e atuo com o Coaching e PNL de forma conjunta. Já atendi casos semelhantes. Quero muito ajudar, pois acredito que essas duas ciências podem auxiliar você (e muito), no processo pela qual esta passando.
    Neste momento, seria interessante cuidar de si primeiro antes de ajudar os outros. Contratar um Coach com conhecimento em PNL, pode auxiliar muito. Acredito que antes de fazer uma formação, todo “candidato” a Coach deveria vivenciar o processo para saber como funciona a prática e também, como forma de acelerar os processos de mudanças, autoconhecimento, conquistas… Fiz isso, antes de iniciar e foi uma experiência muito valiosa. Além de gerar mudanças significativas, permitiu uma decisão lúcida e ecológica na hora de optar pelo Coaching com PNL, como profissão.

    Primeiro: Trabalhe suas crenças limitantes, veja os resultados e observe a mudança nos cenários. É provável que impacte todas as outras áreas.

    Um exercício para ajudar:

    listar todas as crenças que estão impedindo de seguir adiante e depois questioná-las, uma por uma. Pode ajudar bastante. A partir daí é possível estabelecer os passos seguintes e a necessidade ou não, de seguir com as sessões.

    Percebi na carta, vários aspectos positivos; tais como: Reconhecer que precisa de ajuda e pedir ajuda. Pois nem sempre as pessoas reconhecem isso ou o contrário, reconhecem, mas não tomam atitude, fundamental no processo de transformação. Parabéns!

    Abaixo algumas perguntas feitas a partir de trechos da carta, que acredito serem relevantes para uma boa reflexão e mudança de perspectiva. Tomei a liberdade de sugerir exercícios…

    No e-mail, você diz:

    1.“Eu acredito que as pessoas são frutos de suas escolhas, mas a família e o círculo social as vezes limitam o potencial dos seres humanos”

    Minha pergunta:

    Quem ou o que exatamente esta limitando seu potencial, neste momento?

    2.“parece que em todas as áreas da minha vida não vão nada bem.”

    Isso realmente acontece, ou apenas parece?

    Exercício: Especifique por área(saúde, relacionamento, saúde, etc) quais são os problemas e por quais motivos, são problemas.
    3. “Quanto mais fico focado em estudar pra ver se encontro o micronicho e mais distante dele eu fico.”

    Talvez o foco esteja no lugar errado. Que tal olhar por outra perspectiva?

    Exercício:

    Faça uma pesquisa, procure conhecer um pouco mais sobre os nichos do coaching e linhas de atuação. Depois verifique qual deles melhor se conecta com suas habilidade e crenças. Ou seja, um nicho com a qual você se identifica. Isso fará a diferença no seu trabalho e na sua forma de trabalhar.

    4. “Meu faro para negócios não é dos melhores, me formei e fui direto dar aulas sendo que às vezes me pergunto como consegui formar.”

    Se você terminou a faculdade e começou a dar aulas em seguida, não seria isso um talento, uma habilidade sendo lapidada, que merece a sua consideração?

    E por fim:

    6.“Sentimentos como não ter vontade de aparecer na internet, ou ser famoso, me geram dúvidas se as vezes eu quero ou não montar algo na internet.”

    O que você acredita que aconteceria, se ficasse famoso?

    Meu caro, eu acredito que ninguém é perfeito nem tão imperfeito que não seja capaz,competente ou não tenha potencial para desenvolver suas habilidades. Realmente desejo este” e-mail”, possa ajudar você AGORA e que estas mudanças que vem buscando possam inicar a partir desta leitura. Peço que considere e faça os exercícios sugeridos, observando os resultados. Peço também, Caso – sinta-se confortável – que entre em contato para compartilhá-lhos. Pois se tem uma coisa que motiva e faz com que busque aprimorar o meu trabalho, são os resultados conquistados por meu coachees.

    Abraços Coaching e Sucesso em suas descobertas.

    Coach Michelle Bizarria.
    Contatos:
    (61) 8404-1619
    Skype: Coachmichellebizarria
    Facebook: Coach Michelle Bizarria

    Responder

    1. Olá Michelle,
      Parabéns pela dedicação em escrever também!!!
      Excelentes dicas, sugestões e exercícios.
      Vai uma dica minha para você:
      Atenção aos jargões da PNL e COACHING.
      Crenças Limitantes – 95% das pessoas NÃO SABEM do que se trata. Outros ainda atribuem a algo positivo: CRENÇA = FÉ.
      Ao substituir a palavra crenças por pensamentos, você esta se comunicando melhor com seu público em potencial.
      Um abraço,
      Bruno Juliani.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *