Lição #1 Como Montar Sua Escola de Coaching

 [Série de 4 Lições] Revela os Bastidores Para Conseguir Montar Sua Escola de Coaching
Com Lucro, Transformando Vidas e Expandindo Sua Missão.

 Lição #1 de 4

 “Não é um Bicho-De-Sete-Cabeças”. 

De: Bruno Juliani
Local: Niterói/RJ

Olá Coach,

Hoje começamos uma série inédita de lições para você conhecer o que está “por trás” das grandes escolas de coaching do Brasil.

Serão 4 lições em que vou mostrar detalhadamente pra você, como montar uma Escola de Formação em Coaching bem sucedida, que fatura entre R$ 20 Mil e R$ 100 Mil Reais por mês.

Eu vou te ensinar as etapas necessárias para conseguir oferecer a sua formação com certificação internacional, mesmo se você não tenha horas e mais horas comprovadas de atendimento.

Você vai descobrir que NÃO É ESSENCIAL ter “zilhões” de comprovações e certificações para começar a formar coaches na sua cidade. É IMPORTANTE, MAS NÃO É CRUCIAL!

Meu objetivo com essa série é conseguir abrir sua mente para a tendência do mercado de coaching no Brasil hoje, e quais são as brechas de oportunidades que você pode encontrar para atuar como um Formador de Coaches.

Você vai ver que encher uma turma de formação com 12 a 20 pessoas te pagando entre R$ 5.000 e R$ 7.000 reais cada uma, não é uma meta tão difícil de conseguir.

Se, você aplicar as estratégias certas que vou te mostrar, você conseguirá encher turmas de formação em coaching de um jeito recorrente e estável, conseguindo chegar próximo dos R$ 100 Mil de faturamento nos primeiros meses formando coaches.

EU VOU ENTREGAR O MEU OURO.
VOU ABRIR O JOGO COM VOCÊ.

Mas Bruno, porque você vai fazer isso? Porque vai entregar o seu OURO assim? Vai criar concorrência para a Abracoaching? Vai criar concorrência para você?

Não Faz Sentido!!!

A resposta para essa pergunta é simples: Eu criei uma escola de coaching bem sucedida e eu posso ensinar isso pra você.

Eu também estou a procura dos meus novos parceiros, então essa série é uma forma de mapear essas pessoas ao mesmo tempo que desmistifico algumas crenças e gero valor para nossa comunidade de coaching.

Então eu vou te mostrar o passo-a-passo para que você possa construir a sua própria escola de coaching, e ao final dessa série, eu espero que você goste tanto, que decida se tornar meu parceiro e trabalhar junto comigo por um ano.

Se você decidir fazer uma parceria comigo, nós vamos começar imediatamente a trabalhar juntos para você montar uma ABRACOACHING na sua cidade ou região e você terá acesso direto a mim e a minha equipe por um ano.

Isso NÃO É uma “proposta de vendas disfarçada”. É um conteúdo rico, viável, lucrativo e que vai fazer você poupar dor-de-cabeça para abrir sua Escola de Coaching.

Tendência do Mercado de Coaching
Um Cenário Otimista Com Apenas 1/3 do Mercado Explorado

Para conseguir te mostrar a dimensão dessa oportunidade de Montar Sua Escola de Coaching, eu preciso que você entenda sobre O Ciclo de Vida de Uma Inovação.

Preste muita atenção nisso que vou te dizer agora.

A partir desse momento, quero que você enxergue as “pessoas que querem Ser Coaches” como uma INOVAÇÃO, ok?

Todo produto, ideia ou serviço NOVO possui um Ciclo de Vida de NASCIMENTO, CRESCIMENTO, ESTABILIDADE e DECLÍNIO. E durante esse ciclo os consumidores são classificados da seguinte maneira:

 

INOVADORES – Innovators (2,5% dos consumidores)

São pessoas que fazem fila para comprar um novo produto.

Dormem na fila do lançamento de um iPhone por exemplo.

Não se importam com o preço.

Se é lançamento eles querem aderir de todo modo.

São pessoas antenadas em coisas novas, diferentes e tendências do mercado em geral.

 

PRIMEIROS ADEPTOS – Early Adopters (13,5% dos consumidores)

São as pessoas que adotam essa inovação de uma maneira mais rápida que os outros.

 

MAIORIA ADIANTADA – Early Majority (34% dos consumidores)

São pessoas que aderem uma novidade quando ela está começando a se popularizar.

 

MAIORIA ATRASADA – Late Majority (34% dos consumidores)

São as pessoas que conhecem os produtos e serviços novos quando já estão “na moda”.

Quando boa parte da população já aderiu a novidade.

 

RETARDATÁRIOS – Laggards (16% dos consumidores)

Essas são as pessoas que estão começando a comprar seu primeiro smartphone touch screen.

Pessoas que ainda gostam dos telefones de teclar. EX: Meu sogro, que prefere digitar no teclado de botão do celular dele.

 

A maioria dos novos produtos e serviços que aparecem no mercado possuem esse ciclo de vida de NASCIMENTO, CRESCIMENTO e DECLÍNIO.

P.S.: Essa teoria é comprovada cientificamente.

FATOS HISTÓRICOS
DO CRESCIMENTO DO COACHING

Em 2008 – SBC (Sociedade Brasileira de Coaching)

começou a fazer as primeiras formações em massa. Ou seja, fizeram um excelente marketing e formaram grandes grupos de pessoas.

Os primeiros 2 Mil coaches formados no Brasil até 2008. Antes de 2007 não haviam coaches formados pela SBC.
Antes de 2010 não haviam coaches formados pelo IBC.
Eles começaram em 2010.

 

Em 2009 – SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) começou a oferecer suas formações.

Todas as escolas MODELARAM o Modelo de Negócio da SBC para reproduzir “o como” ela formava coaches “em massa”.

Nessa época começou a aparecer essas Escolas de Coaching inspiradas no Modelo de Negócio da SBC, com imersões de 4 dias + 4 dias (quinta a domingo).Com esses nomes de “Sociedade”, “Instituto”, “Academia Brasileira de Coaching”, etc…

 

Em 2010 – O IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) começou a tirar o reinado e monopólio da SBC, realizando formações por vários estados brasileiros.

OBS: Eu estou contando essa história em detalhes para você ver que eu sei do que estou falando, eu estudei e fui atrás dessas informações. Você pode ficar a vontade para ir validar se você quiser.

Nessa época o modelo era “venham a mim”, e as pessoas tinham que se deslocar do Brasil até SP para fazer a formação.

Nessas formações participaram José Roberto, Paulo Vieira, Sulivan França, e tantos outros coaches conhecidos hoje no Brasil.

SBC tinha algumas formações em BH e em Brasilia.
IBC começou a “pulverizar” formação pelo Brasil inteiro, com uma agenda “insana” com micro-turmas.

Nessa época também existia a ICI (International Coaching Intitute), do Rhandy Di Stefan, que oferecia uma formação mais premium. Eles foram o que mais cresceram.

 

Em 2015 posso afirmar que nós já tínhamos por volta de 30 à 50 Mil Coaches Formados no Brasil.

Foi nessa época que o Paulo Vieira saiu de Fortaleza e começou a rodar o Brasil com o livro “O Poder da Ação”, e o “Método CIS” começa a bombar no país inteiro.

O Polozi começou com os treinamentos de Inteligência Emocional no interior de São Paulo.

A partir daí, todos os grandes players do Mercado de Coaching começaram a investir nos eventos e seminários de Inteligência Emocional. Esses eventos são mais uma porta de entrada para vender formações de coaching.

As pessoas olham o que os treinadores estão fazendo em cima do palco e dizem: “Eu quero fazer o que esse cara está fazendo.” E a maioria deles são Coaches ou Trainers formados em alguma instituição.

 

Somente Agora, em 2019 começou a MAIORIA ADIANTADA a se interessar e a aderir o coaching.

Temos aproximadamente 100 Mil Coaches Formados no Brasil.

E esse número vai crescer consideravelmente nos próximos anos, porque estamos o Geronimo Themal fazendo o Awake. O Paulo Vieira com Método CIS. O José Roberto com o DSP “Desperte Seu Poder”. O Polozi com o Seminário de Inteligência Emocional com Coaching.

HOJE TEMOS APENAS 100 MIL COACHES FORMADOS NO BRASIL. (aproximadamente)

Eu quero que você preste atenção nisso que vou dizer agora.

100 Mil Coaches é um valor irrisório perto da população do Brasil e se compararmos com outras profissões, como ADVOGADOS, PSICÓLOGOS, MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, etc…

Apenas como base de cálculo comparativo, o Brasil tem hoje:

ADVOGADOS: 1 Milhão e 100 Mil – (fonte: StartSe)
MÉDICOS: 450 Mil – (fonte: StartSe)
NUTRICIONISTAS: 150 Mil – (fonte: Conselho Regional de Nutricionistas)
PSICÓLOGOS: 346 Mil – (fonte: Conselho Federal de Psicologia)

 

RESUMINDO, podemos afirmar que, 100 Mil Coaches Formados até 2019, significa que
apenas 1/3 desse mercado foi explorado até agora.

Eu arrisco fazer uma previsão, (e normalmente eu acerto), de que até 2025 com certeza chegamos à 500 Mil Coaches Formados.

E até 2030 possivelmente chegaremos a 1 Milhão de Coaches Formados no Brasil.

A “MINA DE OURO” QUE POUCOS ENXERGARAM. 
(Eu enxerguei.)  

 *Gráfico ilustrativo baseado em estudos de tráfego. 

Baseado nesse gráfico, podemos ver a verdadeira “mina de ouro” que algumas pessoas conseguiram enxergar e aproveitar a tempo de enriquecer.

Eu posso afirmar que essas “barras” vão continuar subindo nos próximos 15 anos.

“Traduzindo”, em 2010 o valor em Reais (R$) investido em tráfego pago por uma grande Escola de Coaching, era em torno de R$ 200 Mil Reais Por Ano. O que dava uma média de R$ 15 Mil Reais Por Mês.

Por causa do crescimento e procura do público em coaching, em 2018, esse valor subiu para R$ 4 Milhões Por Ano. O que significa uma média de R$ 300 Mil Reais por mês.
E para provar que esse mercado não para de crescer.

Só no primeiro semestre de 2019, uma grande escola de coaching já investiu em torno de R$ 7 Milhões de Reais em tráfego pago no Facebook/Instagram e Google Ads.

EM 6 MESES DE 2019, O INVESTIMENTO EM TRÁFEGO JÁ É MAIOR DO QUE O ANO INTEIRO DE 2018. 

AS OPORTUNIDADES SÃO IMENSAS DAQUI PRA FRENTE

Para quem conseguir enxergar o quão grande é esse “garimpo” do mercado de coaching, vai conseguir pegar mais do que ouro. Vai achar verdadeiras pepitas de diamante e rubis muito mais preciosos que ouro.

As oportunidades são imensas e isso abre espaço para alguns formatos de formação que ainda não estão sendo explorados pelos atuais coaches do mercado.

 

1- Formação Premium (Hambúrguer Gourmet)

São formações com valores 2x ou 3x maiores e mais elitizadas, com uma qualidade de conteúdo melhor e com turmas menores. Podemos comparar à um “hamburguer gourmet”.

 

2- Formação Nichada (Hambúrguer Vegano)

São as formações direcionadas para áreas específicas, como Coaching Nutricional, Coaching Esportivo, Coaching para Advogados, etc.

Pode ser comparado à um “hamburguer vegano”.

 

3- Formação Popular (X-Salada de Trailer)

São as formações mais baratas e acessíveis. Sem muito aprofundamento em teorias e práticas, mais focadas em ensinar as ferramentas de coaching apenas.

Pode ser comparado aos lanches populares das franquias de fast-food.

 

4- Franquias de Escolas (Big Mac)

Também teremos pessoas habilidosas no modelo de negócio de franquias, (como Flávio Augusto, Davi Pinto e Carlos Wizard) que podem começar a criar apostilas que sejam replicáveis e de fácil reprodução em massa, para fundar escolas franquiadas de coaching pelo Brasil. Podemos comprar às escolas de inglês que existem em todos as cidades no Brasil.

 

Conclusão! 

As oportunidades desse mercado só tendem a crescer.

E quem já tem um negócio de coaching com atendimentos, palestras, grupos e mini-treinamentos, já está “anos-luz” na frente de quem conheceu o coaching agora. Essas pessoas tem uma chance espetacular de poder “nadar de braçada” no mercado.

Na Lição #2 eu vou te contar como eu, Bruno Juliani, consegui sair de viver com uma mesada do meu pai, de R$ 3.000,00/mês, para montar a Abracoaching e cheguei a fazer R$ 2.3 Milhões de Reais, em 7 diasvendendo Formação em Coaching Online.

Fica atento no seu email, porque amanhã, eu vou te enviar a
LIÇÃO #2 dessa série.

Nela, eu vou te contar de primeira, como você pode formalizar sua escola de coaching, criar uma metodologia de ensino e já ir montando seu site com “cara” de escola de coaching grande.

Deixe seu comentário aqui embaixo para eu saber se essa série está sendo útil pra você.
Nos vemos na próxima lição.

Um abraço,
Bruno Juliani. 

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