Lição #4 Como Montar Sua Escola de Coaching

 [Série de 4 Lições] Revela os Bastidores Para Conseguir Montar Sua Escola de Coaching
Com Lucro, Transformando Vidas e Expandindo Sua Missão.

 Lição #4 de 4

 Finalmente Você Vai Descobrir Como Conseguir Uma Acreditação Internacional, Ganhar Autoridade Online “Quase” que Instantânea e Escolher a Categoria Mais Adequada de Acreditação para Você e/ou sua Escola.

De: Bruno Juliani
Local: Niterói/RJ

 

Olá Coach,

Nessa última lição eu quero falar com você sobre Acreditação Internacional.

Você vai ver que conseguir uma Acreditação Internacional para você ou para sua escola de coaching é muito mais fácil do que você imagina.

Eu quero apresentar pra você as 5 categorias possíveis de acreditação que existem hoje e quais são as instituições que eu recomendo que você procure e que valem a pena investir tempo, energia e dinheiro.

Também quero te explicar como funciona cada uma dessas categorias de acreditação, como eu consegui as minhas e como você pode conseguir as suas também.

Mas antes de aprofundar nesse assunto eu preciso te dar um panorama geral de como está a situação hoje e porque muitos master coaches e coaches não conseguem expandir sua missão com o desenvolvimento pessoal.

 “O MITO” DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL 

Essa história virou realmente um MITO no Brasil, e por isso muitos profissionais com muito potencial de transformação, acabam não abrindo sua própria escola ou não oferecendo seu próprio treinamento.

O mito de TER ou NÃO TER certificação internacional é o que tem barrado muitas pessoas de expandirem sua missão e impactar muito mais vidas, só porque não tem um “pedaço de papel” com o logo do IFC (International “Fodation” Coaching).

Entenda uma coisa. Em 2010 só tinha 1 escola de coaching com acreditação internacional no Brasil.

Na mesma época, também só existiam 2 institutos, com seus devidos treinadores certificados.

Preste atenção nisso! Os treinadores é que tinham acreditação, não a escola. Se atente nisso porque eu vou detalhar esse assunto mais pra frente quando eu for falar das Categorias de Acreditação.

 AGORA VAMOS AO
QUE INTERESSA.
COMO SER MEMBRO OFICIAL DO ICF ? 

Veja bem! Eu já tinha clientes coaching, sem nem mesmo ter uma formação em coaching. Muito menos um certificação internacional.

Eu tinha clientes que amavam meu processo de coaching e estavam super satisfeitos com os resultados que estavam obtendo comigo.

Por isso, em 2010, eu resolvi fazer uma formação oficial num Instituto de Coaching, apenas para formalizar o que eu já estava fazendo. E durante o treinamento eu percebi que o que eu estava aplicando com meus coachees, tinha muito mais haver com coaching do que o que eu estava aprendendo no curso.

Não estou desvalidando a formação. Mas eu entendi que o conteúdo daquele curso era uma mistura de técnicas de PNL (que eu já tinha estudado), com assuntos de um livro de desenvolvimento pessoal, e com uma “pitada” de coaching.

Aí começou a nascer em mim a vontade de ser um treinador de coaches, porque eu vi o instrutor do curso e pensei: “Eu consigo fazer o que esse cara esta fazendo!”

Logo depois da formação eu consegui um contrato de coaching de R$ 57.000,00. Isso me deu um “fôlego” para conseguir parcelar todos os outros cursos de desenvolvimento pessoal que eu queria fazer ao longo do ano inteiro.

Durante a semana eu atendia como Coach, e no fim de semana eu fazia treinamentos em outras cidades.

Para te responder isso você precisa entender duas coisas diferentes.

A primeira é que você pode ser MEMBRO ou TREINADOR certificado pelo ICF.

MEMBROS, são os coaches que participam da comunidade do ICF, mas que não são, necessariamente, habilitados para dar treinamentos com o selo deles.

É uma espécie de clube, onde você tem alguns benefícios em se associar, mas não te concede “poderes” para falar e treinar em nome deles.

Para ser membro do ICF você só precisa pagar o valor da anuidade exigida por eles.

Hoje, acredito que o ICF tenha em torno de 100.000 membros pelo mundo.

TREINADORES, são coaches que passaram pelo rigoroso processo de seleção exigido por eles, como, comprovação de horas de atendimentos, ter feito os cursos específicos de certificação e ter um acompanhamento mais próximo dos seus treinadores.

Eu acredito que deve existir, aproximadamente, 40.000 coaches acreditados como treinadores oficiais pelo ICF no mundo.

Para você ser reconhecido pelo ICF como um bom coach, não basta apenas se formar como Coach. A pessoa precisa formar, cuidar, guiar e orientar o coach. Supervisionar o processo dele.

Precisa ser um Coach de verdade, não pode ser um coach fake.

 INFELIZMENTE, “CREDIBILIDADE FAKE” VENDE.  

E a verdade é essa: Selo Internacional só serve para o Marketing da sua Escola.

Eu falo por experiência própria, porque vi com meus olhos, acompanhei e investiguei os bastidores do início dos meus concorrentes.

E o que importa para o aluno na hora da decisão de qual escolal vai escolher, é a quantidade de selos internacionais que a escola tem.

Por mais que hoje, a gente saiba, que o que realmente conta é aprática e a capacidade de cada coach de gerar transformação, para a pessoa que não conhece o mundo do coach ainda, as certificações internacionais que ela vai ter, são mais importantes do que a transformação que ela vai gerar.

E não tem nada de errado em usarmos isso ao nosso favor. Porue o que conta é o resultado que você vai entregar no final do seu curso. Porque se você leu essa lição até aqui, significa que você quer fazer a diferença de verdade na vida dos seus futuros alunos.

Para quem vai iniciar um Escola de Coaching, ter pelo menos uma acreditação ou licenciamento internacional, é muito importante. Porque vai dar a credibilidade de instituição séria para seus futuros alunos.

Existem 5 opções de CATEGORIAS de ACREDITAÇÃO que você pode conseguir.

 AS 5 CATEGORIAS DE 
ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL.  

Mais uma vez eu quero te pedir para não ficar “pasmo” com as informações que você vai ver aqui. Porque essa é a realidade!

E se você quer mudar vidas através do coaching formando coaches, você precisa encarar essa realidade e quebrar algumas crenças limitantes com relação ao que vou te revelar aqui.

O Coaching é uma Indústria.

Todas essas instituições tem DONO. Ou seja, são entidade com fins lucrativos. Somente o ICF é ONG, sem fins lucrativos.

Acreditação Internacional funciona assim: PAGOU LEVOU!

Certificação Internacional é Marketing, NÃO É pré-requisito para você fazer uma Formação em Coaching.

Basicamente  em todas as instituições você só precisa entrar no site delas e ver:

Qual é a jornada que você precisa percorrer? Ou seja, que curso deles você precisa fazer, e quanto tempo de comprovação e acompanhamento você precisa.

Qual é a Taxa que você precisa pagar?

Qual é a burocracia que eles exigem que você preencha? Isso vai desde comprovações e documentos pessoais, até documentos da sua empresa (se você tiver CNPJ).

ESSE É O SEGREDO QUE NENHUMA ESCOLA DE COACHING TE CONTOU!

É possível tirar Acreditação para TREINAMENTO, ESCOLA, TREINADOR, AUTO-ACREDITAÇÃO e LICENCIAMENTO.

Eu vou te explicar cada uma delas:

 

ACREDITAÇÃO DE CURSOS (Transfere Poder Para o Curso)

São instituições que acreditam cursos e treinamentos já formatados e “pré-enlatados”. Como processos, passo-a-passo e método de ensino.

Se você está de acordo com o parâmetro deles, o seu treinamento pode ser certificado por aquela instituição. E aí você pode usar o selo deles para o seu treinamento específico.

EXEMPLO:
ICF (Institute Coaching Federation)

ACREDITAÇÃO DE ESCOLAS (Transfere Poder Para Escola)

São instituições que observam a escola, a forma como ela opera, quem são os treinadores, qual é a matéria que será dada, e eles decidem se acreditam ou não.

Algumas pedem para o seu treinador passar por uma jornada com eles. Outras pedem para você pagar uma taxa específica. E assim você se torna certificado por eles.

EXEMPLO:
IAC (International Association for Coaching)
ECMA (Europa)
FCU (Flórida Cristian University)

ACREDITAÇÃO DE TREINADORES (Transfere Poder Para o Treinador)

Eles dizem que o treinador que passou pelo crivo deles pode ser acreditado e usar o nome do instituto e dar treinamentos em nome do instituto.

Em 2010, no Brasil, os únicos que tinham esse tipo de selo era a Arline Davis, do Instituto Arline Davis, e o Jairo Mancilha, do INAp.

Hoje, o Sulivan França, da SLAC Coaching, também tem essa acreditação.

É comum que as pessoas convidem treinadores com esse tipo de certificado, para dar uma parte da formação em coaching ou PNL deles, para conseguir oferecer uma certificação “a mais” para ter mais credibilidade no curso.

Eu mesmo, em 2010 e 2011, cogitei a possibilidade de convidar o Jairo Mancilha para dar a formação da Abracoaching. Mas como eu consegui a minha acreditação, eu acabei cancelando essa possibilidade.

EXEMPLO:
ICI (International Coaching Institute)

AUTO “ACREDITAÇÃO” (Criado pela própria escola que quer a acreditação)

Esse é um tipo de instituição que você pode considerar polêmica. Porque ela é uma instituição criada “por você” para dar credibilidade “pra você”.

Estranho? Sim. Mas é válida para o marketing da sua escola. Como eu te disse no início: Selo Internacional ajuda a dar credibilidade e ajuda a vender a sua formação.

Quer um exemplo disso?

EXEMPLO:
GCC (Global Coaching Comunity) acredita o IBC. Mas na verdade foi o próprio IBC que criou essa acreditação.
WCA (World Coaching Association) acredita o INAp . Criada pelo próprio Jairo Mancilha, dono do INAp.

E isso não é ilegal ou mentira. É uma forma de ter um selo “a mais” para sua escola.

LICENCIAMENTO – (Recebe permissão para usar o selo)

Esse é um modelo que a própria Abracoaching utiliza hoje e também replicou para outros institutos no Brasil.

Nesse caso a instituição permite que a escola use o nome e a metodologia dela.

Você paga o valor que eles exigem, e literalmente compra o direito de usar aquele selo e aquela metodologia.

Isso é um modelo de negócio LEGAL e Válido que se chama Licenciamento.

Lembra o modelo de negócio de franquias, mas não é franshing, é licenciamento.

Em 2010 só o SBC tinha o licenciamento e acreditação do BCI. Eles alegavam ser os únicos que tinham.

Eu fui atrás dessa informação e descobri que eles não eram únicos. E que para conseguir o selo deles eu só precisava fazer um curso de Master Coach com eles, pagar o licenciamento e eles acreditavam minha escola escola.

Eu paguei US$5 Mil dólares pela formação em master coach do BCI.

Fui até a Tailândia e descobri que o Instituto era composto por 2 pessoas. O Dono e a Assistente dele.

Quando eu voltei para o Brasil, eu praticamente me igualei ao SBC.

Eu resolvi abrir o jogo e falar pra todo mundo como conseguir uma acreditação internacional. E instantaneamente os outros donos de escolas foram para lá tirar essa certificação também.

BCI fazia 2 turmas de Master Coach, por ano apenas, com 8 pessoas em cada turma.

O selo ICC vem de brinde. Era uma Acreditação dupla.

EXEMPLO:
Abracoaching
BCI / ICC – Tailândia (Behavior Coaching Institute)
ICC – Inglaterra

BRUNO, QUAL VOCÊ RECOMENDA PARA MIM?

Eu recomendo o que for viável para sua realidade hoje. Dentre todas que eu citei, a melhor Acreditação Internacional é aquela que cabe no seu bolso e que vai te ajudar a expandir a sua missão como treinador mais rápido. Desde que você entregue resultados reais para seus clientes.

O IAC é quem licencia a Abracoaching hoje.

Hoje, a Abracoaching Licencia aproximadamente 10 Institutos e Escolas de Coaching no Brasil.

Esses institutos tem a permissão de usar a nossa metodologia de ensinonossas apostilas e treinamentosnosso logotipo e material gráfico, também tem acesso a todos os nossos cursos, a todas as minhas mentorias de negócios e acesso a Irmandade Coaches On Fire.

 

Praticamente TODAS elas faturam entre R$ 20 Mil e R$ 100 Mil Reais por mês dando Formação em Coaching com a nossa metodologia
e material.

QUAL O SEU PRÓXIMO PASSO?

Agora que você já descobriu como conseguir uma Acreditação Internacional e já tem o caminho em detalhes para iniciar uma Escola de Coaching na sua cidade, você pode fazer 2 coisas:

A PRIMEIRA é pegar todo esse conteúdo (praticamente um tratado para iniciar uma escola de coaching) e começar a implementar imediatamente. Eu te dei o “caminho das pedras” desse garimpo que é o Mercado de Coaching.

Eu garanto que se você iniciar essa jornada hoje, é super possível que você consiga montar sua 1ª turma de Formação em Coaching em no máximo 60 dias. É tempo mais do que suficiente para organizar sua metodologia, criar seu material promocional, divulgar, vender e encher essa turma. Se eu consegui em 1 mês, você também consegue.

A SEGUNDA coisa que você pode fazer é se unir a mim e ter a minha ajuda para implementar um Plano de Ação Imediato para montarmos uma Escola de Coaching na sua cidade.

Só que ao invés de você começar do zero e criar tudo sozinho, você terá a minha ajuda e o meu “aval” para Montar Sua Escola de Coaching utilizando TODA a metodologia e material da Abracoaching.

TUDO o que eu construí em 10 anos formando coaches e ajudando coaches a terem sucesso nos seus negócios, será seu também. Ou seja, você será “Meu Sócio” nessa missão de melhorar a vida das pessoas e o mundo através do coaching.

Para isso, eu preciso que você preencha uma APLICAÇÃO para eu te conhecer melhor e saber se é o seu momento de trabalhar comigo. Se “nós” estamos preparados para trabalhar um com o outro.

Eu Honro e Respeito o seu tempo, assim como eu também Honro e Respeito o meu tempo. Ambos não temos tempo para desperdiçar.

A APLICAÇÃO está na página desse link aqui embaixo, onde eu detalho um pouco mais sobre Como Eu Posso Te Ajudar Pessoalmente a Montar Sua Escola de Coaching.

Foi um prazer e uma honra compartilhar essa preciosidade com você. Eu entreguei o meu ouro, e acredito que isso pode elevar o nível do seu negócio de coaching à um nível das grandes escolas de coaching.

Espero falar com você em breve.

Um Abraço.

Bruno Juliani.

[fb_comments style=”light” title=”Me%20conte%20o%20que%20voc%C3%AA%20aprendeu%20na%20Li%C3%A7%C3%A3o%20%231.” lang=”pt_BR” posts_number=”10″ width=”940″ order=”social”]

Todos os direitos reservados a  Academia Brasileira de Coaching.