Lição #3 Como Montar Sua Escola de Coaching

 [Série de 4 Lições] Revela os Bastidores Para Conseguir Montar Sua Escola de Coaching
Com Lucro, Transformando Vidas e Expandindo Sua Missão.

 Lição #3 de 4

“O Seu Sonho Pode se Expandir e Alcançar
Mais Pessoas, ou Morrer na Praia e Ser Enterrado Pra Sempre. Tudo Depende da Sua Confiança Para Vender o Seu Método.”

De: Bruno Juliani
Local: Niterói/RJ

 

Eu me lembro exatamente do daquele dia….eu estava (lugar) …. com (pessoas), …. pensando em como eu ia conseguir realizar aquele plano mirabolante que estava na minha mente:

MONTAR MINHA PRÓPRIA ESCOLA DE COACHING.

Era isso mesmo que eu queria?
Como que eu ia fazer isso?

Realizar isso parecia algo realmente impossível pra mim, nas condições que eu estava naquele momento da minha vida.

Eu criei a escola e depois vendi ela para um sócio de campinas…

Eu achei que esse era o melhor caminho…que eu precisava fazer isso, e isso e isso (erros cometidos / decisão equivocada)…e eu até tentei realizar dessa forma.

Mas eu confesso que foi a pior escolha que eu fiz. Eu não devia ter feito isso. Aliás, fica minha recomendação pra você não fazer como eu fiz nessa ocasião. Aprenda com o meu erro.

Na verdade, a decisão que eu precisava ter tomado era a de…(decisão importante, que mudou tudo).

Depois que eu descobri que isso era possível…BOOMMM. Minha mente se expandiu e comecei a realizar o meu sonho. Parece que algo destravou e que uma “rolha” foi arrancada. E foi nesse momento que a Abracoaching começou a crescer.

Se eu tivesse descoberto isso antes, talvez eu não teria passado por tanta dificuldade e sofrimento. Talvez minha família tivesse sentido menos … (dor da família). Talvez meus filhos, Laís e Luke, não precisassem passar por … (dor x, y e z). Talvez minha esposa Cecília não teria … (dor da esposa).

Eu mesmo teria evitado passar por situações do tipo … (situações desagradáveis).

Você não tem ideia de como é bom ver seu projeto saindo do papel e tomando forma. Saindo da sua mente e se materializando diante dos seus olhos.

De um momento para o outro eu comecei viver uma vida muito extraordinária do que eu jamais poderia imaginar.

A sensação de ver seu esforço e suas noites sem dormir gerando resultados que eu não pensava que seria possível a menos de 6 meses atrás.

Dali em diante, parecia que tudo o que eu colocava as minhas mãos e a minha atenção viravam “ouro”.

Eu podia fazer tudo errado, que mesmo assim dava certo e gerava resultado. Eu podia fazer de qualquer jeito, que mesmo assim os resultados vinham acima do que eu esperava.

Realmente minha confiança foi “lá em cima!”.

Foi nessa época que eu comecei a fazer o .. (projeto 1, projeto 2, projeto 3.) E com eles eu consegui realizar (conquista 1, conquista 2 e conquista 3).

Também foi nessa época que eu conheci e comecei a seguir o … (pessoa importante / mentor ). Ele me ajudou a conseguir (resultado 1, resultado 2, resultado 3).

Foi por causa dessa pessoa que eu consegui ter o … (insight precioso de 1 milhão de dólares / ideias que revolucionaram sua forma de pensar.)

E é justamente isso que eu quero passar pra você através dessa série.

Nas duas primeiras lições eu mostrei o quão precioso é esse “garimpo” do coaching, as tendências de crescimento desse mercado para os próximos anos, e que quem “agarrar” essa chance agora, vai colher verdadeiras pepitas de ouro nos próximos anos (ou meses).

OBS: Entende-se “pepitas de ouro” como: dinheiro (lucro), autoridade (online e offline), reconhecimento público (palestras e conferências), audiência (seguidores), parceiros poderosos (e influentes), vidas transformadas (missão cumprida), paz, realização e o que mais for valioso pra você.

A SEU MÉTODO SENDO MULTIPLICADO e
TRANSFORMANDO MAIS VIDAS

Essa imagem mostra a metodologia da Abracoaching para ensinar a Formação em Coaching.

Depois que você der o Primeiro Passo que eu falei na Lição #2, sobre Formalizar a Sua Escola e encaixá-la no Simples Nacional, você pode avançar para o passo 2.

Que, naturalmente, é você conseguir um contador de confiança, que vai facilitar a sua vida e a vida da sua empresa nas questões burocráticas e legislativas.

Nesse momento, é a hora de você criar a sua metodologia própria para ensinar aos seus alunos.

Uma metodologia com base científica, testada e comprovada, com base em valores que você acredita ser importante para o mundo, e principalmente, uma metodologia que você próprio já tenha tido resultados positivos com ela.

Se possível, um passo-a-passo que você já tenha aplicado nos seus clientes, e seu cliente tenha colhido bons resultados com esses passos.

Assim você terá mais autoridade e integridade para ensinar uma metodologia de transformação pessoal que será replicada pelos coaches que você formar.

COMO CRIAR SUA PRÓPRIA METODOLOGIA DE COACHING?

“A MINHA METODOLOGIA É INOVADORA!” – Todo mundo diz isso.

O fato é que, não importa como você vai criar a sua metodologia, as pessoas irão adorar o que você criar.

A Primeira Etapa é você seguir as normas do ICF (International Coaching Federation) e ensinar as 11 Competências do Coaching.

ESSA É A BASE FUNDAMENTAL! A PEDRA ANGULAR DO COACHING.

Tendo isso na sua metodologia, você tem mais chances de ter seu treinamento acreditado pelo ICF.

Vale lembrar que o ICF não acredita escola. Eles acreditam treinamentos.

A Segunda Etapa é eleger de 11 a 12 ferramentas de coaching que seus alunos poderão aplicar nos clientes deles.

Essas ferramentas podem ser adaptadas de outras áreas e direcionadas ao coaching dependendo do propósito da sua formação.

Por exemplo: Ferramentas de Terapias, Administrativas, Gestão de Tempo, Financeira, PNL (Programação Neuro-Linguística), Liderança, Nutrição, Esportiva, entre várias outras.

É muito importante que 1 dessas ferramentas seja de análise comportamental.

Como um D.I.S.C. , um S.O.A.R. , ou algum outro método de análise comportamental validado cientificamente e que seja simples e prático de aplicar.

Eu sugiro o uso do DISC porque é o mais conhecido, já foi amplamente testado, já virou domínio público e funciona muito bem.

A Terceira Etapa é estabelecer quais serão as Técnicas de Coaching que você vai ensinar.

Como nas ferramentas, é possível usar algumas técnicas de outras áreas e adapta-las ao coaching.

Técnicas terapêuticas, de PNL, administrativas, esportivas, e até onde sua criatividade e conhecimento permitirem.

A Quarta Etapa é conseguir criar uma espécie de roteiro para o Coach seguir durante a condução do processo.

Criar uma estrutura mínima de sessão e de acompanhamento do coachee ao longo de 10 ou 12 sessões.

Uma espécie de Checklist que o aluno precisa seguir no início da carreira, que ele consiga memorizar, e depois de alguns meses conseguir desapegar e ter autonomia para atender da forma que ele achar melhor.

Feito isso, sua metodologia estará pronta para ser testada.

Minha sugestão é que você aplique essa metodologia, como um teste, com uns 3 clientes que você já esteja atendendo, e analise os resultados e os feedbacks que eles vão te dar.

Se você está lendo essa série até aqui, eu acredito que você está comprometido a Criar Sua Escola de Coaching, e já tenha em mente uma ideia de quais ferramentas, técnicas e estruturas você vai utilizar na criação do seu método.

Eu sugiro que você anote numa folha de papel ou no bloco de notas do celular para não esquecer e não perder essa inspiração do momento.

QUANTO MAIS VOCÊ VENDE, 
MAIS VOCÊ EXPANDE A SUA MISSÃO.

Essa é uma das partes mais aguardadas dessa série de LIÇÕES. O MARKETING!!

COMO EU VOU CONSEGUIR ALUNOS PARA
MINHA FORMAÇÃO?

É aqui que muitos Coaches tropeçam e cometem os erros mais primários de um negócio de coaching.

E eu estou aqui para encurtar esse caminho e poupar que você desperdice tempo, dinheiro e energia, batendo cabeça para conseguir LOTAR a sala do seu curso.

A pior estratégia que um treinador pode usar para atrair seus primeiros alunos, é fazer justamente isso:

FOTO DE CARTAZ DE FORMAÇÃO EM COACHING

Você vai se frustrar se você fizer isso. Apenas criar um cartaz, um banner, um POST de Instagram e Facebook anunciando sua “FORMAÇÃO EM COACHING” , NÃO VAI
atrair alunos para você.

Eu vou te explicar PORQUÊ!

As escolas de coaching grandes investem pesado em anúncios patrocinados para facebook ads e google ads, como vimos na LIÇÃO #1.

Então não adianta você querer disputar com elas no ambiente Online, ou seja, nas mídias sociais e sites de buscas.

A melhor estratégia é o que eu chamo de VENDA 2x.

O QUE É A VENDA 2x ?

É um tipo de venda em que você fecha negócio em DUAS ETAPAS.

Você conhece as famosas “palestras gratuitas” que estão bem populares atualmente e você mesmo já deve ter utilizado para conseguir seus clientes de coaching.

Essa estratégia é simples e possui alta chance de conversão para você conseguir encher sua primeira turma.

A PRIMEIRA ETAPA é você criar uma palestra com um conteúdo altamente atrativo e interessante para seu público.

NÃO FAÇA PALESTRA EXPLICANDO O QUE É COACHING!

Dependendo da sua especialidade, você pode focar em conteúdos que resolvam o PROBLEMA que seu público tem.

Temas em alta hoje em dia são: Inteligência Emocional, Emagrecimento, Nutrição, Sexualidade, Vendas, Liderança, Marketing, Relacionamentos, Negócios, ou outro assunto que você se sinta seguro para compartilhar em público.

Essa palestra você pode sim divulgar nas mídias sociais, criar evento Eventbrite, Sympla ou Facebook se quiser.

No fim da primeira etapa, que é no final da palestra, você irá entregar um questionário de feedback para o público e perguntar quem ali teria interesse em se tornar coach profissional se tivesse uma bolsa de 25% para fazer uma formação em coaching.

Marque bem quem são essas pessoas, pois no questionário de feedback terá um espaço para elas colocarem nome  e telefone. Anote esses dados e o rosto de cada um que levantar a mão.

ESSE É UM LEAD QUENTE!

Faça um sorteio de bolsa de 25% para 1 ou 2 pessoas.

Pronto! ETAPA 1 CONCLUÍDA!

A SEGUNDA ETAPA é um FECHAMENTO COLABORATIVO.

É um fechamento por telefone, onde você e o possível aluno chegarão a um acordo e consenso, de que aquele é o melhor momento para ele se tornar um coach profissional.

E que você, é a melhor pessoa para ajudá-lo nesse momento.

COMO FAZER ISSO?

Simplesmente conversando com ele para tirar dúvidas sobre o curso, entender as dificuldades e objeções do aluno, conseguir superá-las e oferecer a ele a oportunidade de mudar de vida com seu curso.

Ajude-o a entender o ROI (retorno sobre investimento) que ele terá logo após que ele fizer o curso.

Deixe claro as possibilidades de atuação no mercado de coaching.

Mostre os resultados dos seus clientes.

Venda por telefone é usado a décadas e ainda é a melhor forma de fechar negócio. Só perde para o fechamento cara-a-cara, presencial.

É MUITO IMPORTANTE que você realize essa etapa da ligação, porque não adianta espalhar panfleto e posts na internet, se você não “coloca pilha” por telefone.

DICAS EXTRAS:

Quero que você preste muita atenção nessas dicas, pois elas são importantes e podem fazer toda a diferença para você encher a segunda, a terceira e a quarta turma de formação em coaching.

1- CONSTRUA UMA LISTA de contatos com possíveis alunos.

Você pode utilizar uma página de captura, um google forms, suas redes sociais, os mecanismos de buscas e até seus conteúdos de blog e youtube.

2- CALCULE SEUS CUSTOS da primeira turma.

Tenha muito claro quais foram os custos FIXOS e VARIÁVEIS para acontecer sua primeira turma.

Esse é um print da planilha de custos que eu usava no início da Abracoaching.

Repare que eu tinha um espaço para cada custo que eu tive.

Você pode pegar esse modelo de planilha para você usar igual na sua primeira turma. (Caso você já não tenha uma.)

Veja que nessa ocasião, eu também coloco a previsão de quantidade de alunos que eu espero para essa turma.

Eu esperava 20 alunos que me pagassem R$ 4.950,00 cada um.

 que dava uma previsão de receita de R$ 99.000,00 Mil Reais.

Um valor considerável para quem ainda estava construindo um negócio de coaching e tinha acabado de conseguir uma Acreditação Internacional.

Na Lição #4 eu vou te mostrar como eu consegui essa acreditação, como você pode conseguir a sua e vou te dar a oportunidade de virar meu parceiro de negócio.

Fica atento no seu Email porque amanhã eu vou te enviar a lição que, com certeza, é o grande “gargalo” e desafio da maioria dos Master Coaches que querem expandir sua missão de vida com o coaching.

Quero saber se você está gostando dessa série.

Se você puder e quiser, deixe seu comentário aqui embaixo falando porque essas lições estão sendo importantes para você.

Eu vou te agradecer bastante.

Um abraço,
Bruno Juliani.

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